sexta-feira, 13 de junho de 2008

Agencia de tratamento nacional Britânica paga $400 a viciados britânicos que deixem as drogas!

Mais de mil viciados em drogas na Grã-Bretanha poderão solicitar vales no valor de $400 dólares americanos se completarem o tratamento para dependência de drogas e abandonarem o seu uso.

Os vales poderão ser trocados por dinheiro, mas este dinheiro só poderá ser usado para pagar contas de gás e energia eléctrica, passes de autocarro, ou mensalidades de cursos.

Quem aderir terá de se submeter a exames de urina duas a três vezes por semana durante o prazo de três meses para comprovar que largou o vício.

Esta iniciativa já foi tomada nos Estados Unidos com resultados positivos.

sexta-feira, 6 de junho de 2008

Cigarros e Café

O café é uma bebida produzida a partir dos grãos torrados do fruto do cafeeiro. É servido tradicionalmente quente, mas também pode ser consumido gelado. O café é um estimulante, por possuir cafeína – geralmente 80 a 140 miligramas para cada 207 ml dependendo do método de preparação.


EFEITOS DA CAFEÍNA:

A ingestão excessiva pode provocar, em algumas pessoas, efeitos negativos como irritabilidade, ansiedade, agitação,dor de cabeça e insónia. Os portadores de arritmia cardíaca devem evitar até mesmo dosagens moderadas, ainda que eventuais, da substância. a cafeína também eh um diurético Altas doses de cafeína excitam demasiadamente o sistema nervoso central, inclusive os reflexos medulares, podendo ser letal. Estudos demonstraram que a dose letal para o homem é, em média, de 10 gramas.


O cigarro (do espanhol cigarro) é uma pequena porção de tabaco (ou fumo) manufacturado. Cigarros podem, ou não, dispor de um sistema de filtro, geralmente de esponja ou papel.


EFEITOS DO CIGARRO:

Várias formas de cancro, particularmente cancro de pulmão; cancro dos rins; da laringe; da pele; fígado; colo uterino; intestinos; vesícula biliar; cabeça; pescoço; mama; bexiga; esófago; pâncreas e estômago, tumores infantis, doenças cardiovasculares, AVC’s, doença vascular periférica, distúrbios respiratórios, doença pulmonar obstrutiva crónica e enfisema; impotência sexual; catarata; redução da memória e dificuldade de aprendizagem em tabagistas adolescentes.



Resultado de um inquérito aos alunos do secundário de uma escola da Madeira

Durante este ano lectivo, 2007/2008, realizamos um inquérito que foi respondido por alunos do secundário da Escola Básica e Secundária do Carmo num total de 135 alunos.
O primeiro gráfico mostra os tipos de drogas que mais foram mencionados pelos alunos.
Todos os outros gráficos mostram a percentagem de alunos que responderam SIM ou NÃO às respectivas perguntas.
Seguem-se os resultados:

1 - Que tipo de drogas conheçes?

2 - Sabes quais são os efeitos provocados pelas drogas?

Podemos afirmar que muitos dizem estar informados o suficiente sobre este tipo de problema, mas no entanto não têm os conhecimentos necessários sobre os malefícios e os efeitos provocados pelo consumo de drogas.
Nas várias turma tivemos como principais respostas os seguintes exemplos: alteração do sistema nervoso e mental, alucinações, tonturas, efeitos alegres, etc.

3 - Alguém próximo de ti consome ou já consumiu drogas?

4 - Alguma vez tentaram te influenciar para que experimentasses algum tipo de droga?

5 - Se nunca experimentaste, alguma vez tiveste curiosidade em fazê-lo?
6 - Achas que tens total acesso à informação que necessitas sobre as drogas?
7 - Pensas que devia haver mais informação, acerca das drogas, nas escolas?
8 - O consumo de drogas devia ser completamente banido?

9 - Para ti, o álcool e o tabaco também deviam ser consideradas drogas?
10 - Alguma vez viste alguém consumir ou comprar drogas dentro ou fora da escola?
Constatamos que a maior parte dos alunos conhece as drogas de fácil acesso, as chamadas drogas “leves”.
Outros, porém, têm mais conhecimento sobre o assunto e referem nomes de drogas mais “pesadas”, embora estes sejam uma minoria.
Chegamos também à conclusão que a maior parte não tem curiosidade em experimentar esse tipo de substâncias, o que nos agrada.

Visto que este tema é muito complexo, cabe a nós vos alertar para os perigos que a droga apresenta, e cabe a vós saber dizer Não. Achamos que deveria haver mais informação nas escolas, em centros de saúde e hospitais para um melhor esclarecimento de duvidas.

sexta-feira, 30 de maio de 2008

Actor de CSI é condenado por posse de droga!

Gary Dourdan, mais conhecido por seu papel na série "CSI: Crime Scene Investigation", foi considerado culpado das acusações por posse de droga esta quarta-feira, na Califórnia, segundo a revista People.
Vestido com um fato azul marinho, o actor deixou o tribunal com uma expressão muito calma e de alívio.
Gary respondeu às acusações por posse de cocaína, ecstasy e comprimidos de venda proibida. Apesar de a polícia ter também encontrado heroína no seu carro dia 28 de Abril, a droga não foi usada para o incriminar.
Com base nas acusações, o actor deveria ser condenado a 3 anos e 8 meses em regime fechado, mas em vez disso terá apenas que concluir em 16 meses um programa de reabilitação.

Mulher com droga em barriga de grávida falsa é presa!

Uma unidade polícial rodoviária do Brasil prendeu, durante uma fiscalização, uma mulher, Wellen Batista da Silva de 22 anos. Esta carregava 3 kg de cocaína dentro de uma barriga de gestante falsa.
Wellen seguia num autocarro que fazia ligação entre duas cidades que foi parado pela polícia, a mulher estava então a caminho de fazer a sua entrega. Quando o autocarro foi invadido pelos polícias que começaram a fiscalizar toda a gente, a mulher de 22 anos ficou nervosa e tentou inclusive sair do autocarro.
Ao ser revistada, verificou-se que a barriga que a barriga de gestante era falsa, transportando 3 kg de cocaína. A mulher foi detida e a droga foi conduzida para a polícia federal.
A cocaína é das drogas mais consumida no Brazil.

sexta-feira, 16 de maio de 2008

LSD

LSD, dietilamida do ácido lisérgico ou LSD-25, é uma das mais potentes substâncias alucinogénicas conhecidas. Uma dose de apenas cem microgramas causa um brutal aumento dos sentidos, afectando também os sentimentos e a memória por um período que pode variar de seis a catorze horas.

O papel é perfurado e depois mergulhado em uma solução de
LSD, como a figura ilustra acima. É uma das formas mais
populares de uso da droga.

Efeitos: O LSD pode provocar ilusões, alucinações (auditivas e visuais), grande sensibilidade sensorial (cores mais brilhantes, percepção de sons imperceptíveis), sinestesias, experiências místicas, flashbacks, paranóia, alteração da noção temporal e espacial, confusão, pensamento desordenado, despersonalização, sentimento de bem-estar, experiências de êxtase, euforia alternada com angústia, pânico, ansiedade, depressão, dificuldade de concentração, perturbações da memória.


Efeitos Perigosos: depressão, ansiedade, psicose, perda do controle emocional, delírio, podendo conduzir a actos agressivos para consigo mesmo (suicídio) ou para com outras pessoas. Há inúmeros casos de psicoses que duram meses e psicoses permanentes que só ocorrem em pessoas que têm alguma doença mental ainda não manifestada. As pessoas afectadas ficam distantes, como se ainda estivessem sob o efeito da droga. Os consumidores poderão ainda experimentar náuseas, dilatação das pupilas, aumento da pressão arterial e do ritmo cardíaco, debilidade corporal, sonolência, aumento da temperatura corporal.

segunda-feira, 12 de maio de 2008

Droga: Novo partido MMS pede demissão imediata da direcção do IDT

O presidente do Movimento Mérito e Sociedade (MMS) considerou hoje que a falta de "resultados merecedores de referência positiva" por parte do Instituto da Droga e da Toxicodependência (IDT) torna "necessária a demissão imediata de toda a direcção".

Eduardo Correia, Presidente do MMS, disse hoje em comunicado à imprensa que "o trabalho feito pelo IDT (Instituto da Droga e da Toxicodependência) - o braço do Governo em termos de politica de prevenção e tratamento da toxicodependência - não tem apresentado resultados merecedores de qualquer referência positiva no nível de qualidade de vida das famílias em Portugal".

"Consideramos que a tradução no dicionário oficial do IDT, orientado para o público jovem, do termo 'betinho' como aquele que 'não consome droga' não corresponde à realidade do seu uso, e que incentiva o consumo de drogas pela maioria dos jovens portugueses, que associa ao termo 'betinho' uma carga negativa", lê-se no comunicado do MMS.

"Não é aceitável a manutenção de um sistema de governação onde a culpa morre sempre solteira. É imprescindível o fomento de cúpulas que se constituam em verdadeiros modelos de referência para a nossa juventude", refere o documentado assinado por Eduardo Correia.

Como tal, o presidente do MMS considera "necessária a demissão imediata de toda a direcção do IDT".

O site do IDT destinado a crianças e jovens a partir dos 11 anos, www.tu-alinhas.pt, contém um dicionário onde se pode aprender que "betinho", "cocó" ou "careta" é "aquele que não consome droga e, por isso, é considerado conservador, desprezível e desinteressante".

Por seu lado, o presidente do IDT, João Goulão, explicou que o site foi "elaborado e preparado com a colaboração das estruturas do ministério da Educação" e que para já não deverá ser alvo de nova reflexão.

"Não estamos fechados a mais reflexão sobre o assunto (dicionário), mas à partida não me parece que haja necessidade disso", esclareceu.

O MMS constituiu-se formalmente como partido a 29 de Abril, entregando mais do que as 7.500 assinaturas necessárias para o efeito no Tribunal Constitucional.

sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cocaina

A Cocaína é uma droga alcalóide estimulante com alto poder de causar dependência. É extraída da folha da coca. O seu consumo crónico leva a grande aceleração do envelhecimento e profundos danos cerebrais irreversíveis, entre outros problemas de saúde. A cocaína fica com o aspecto de um pó branco e cristalino. A cocaína pode causar malformações e atrofia do cérebro e malformações dos membros na criança se usada durante a gravidez. Ela pode ser detectada nos cabelos durante muito tempo após consumo, e o seu uso pela mãe é comprovado desta forma em bebés.


Efeitos:
· Quando injectada é mais perigosa devido às infecções, produz maior prazer e efeitos mais pronunciados também provocando alucinações. Inalado mais insidioso, pode levar morte por degeneração das células epiteliais ou outros tipos de degeneração de tecido da mucosa e septo nasais. É metabolizada no fígado, e conjuga-se com etanol sendo ainda mais tóxica conjugada com bebidas alcoólicas.


Efeitos perigosos:
· Arritmias cardíacas: complicação possivelmente fatal, trombose coronária com enfarte do miocárdio (provoca 25% dos enfartes totais em jovens de 18-45 anos), trombose cerebral com AVC, outras hemorragias cerebrais devidas à vasoconstrição simpática, necrose (morte celular) renal, insuficiência cardíaca, hipotermia com coagulação disseminada potencialmete fatal.

Testemunhos

No decorrer de três entrevistas a jovens estudantes e ex-estudantes da Ilha da Madeira foram registados três testemunhos que se seguem em anónimo:


Tinha 15 anos quando comecei a consumir drogas leves com alguns “amigos” consumidores que convivia na altura. A exclusão por parte da sociedade, a timidez, a falta de amizade e de apoio aliciaram-me a encontrar felicidade e alguma realização pessoal noutros lugares e coisas e a primeira alternativa com que me deparei foi a droga.
A necessidade de consumir foi cada vez maior e quando dei por mim estava a roubar coisas de casa para arranjar dinheiro para mais droga. Desisti da escola, fugi várias vezes de casa porque só originava problemas para os meus pais que olhavam para mim com outros olhos. Acabei por perder os novos “amigos” e por me perder no mundo da droga. Frequento agora aos 22 anos um centro de ajuda a toxicodependentes e graças a muita força de vontade a minha vida já tem mais sentido.

20 De Março de 2008
Por:
Anónimo.


Os meus colegas de escola já tinham consumido droga quase todos e costumavam realizar umas festas privadas onde toda a gente considerada porreira era convidada. Comecei a aproximar-me desses colegas e a conviver mais com eles até que me ofereceram droga e recusei. Disseram-me que se consumisse com eles, um dia, até me podiam levar com eles a uma dessas festas. Aliciado por entrar naquele mundo decidi aceitar e consumi pensando que se entrasse nessas festas outras pessoas me iam ver de modo diferente e que não ia ficar viciado. Estava enganado. Fiquei dependente aos 16 anos e a necessidade de consumir cada vez mais e drogas mais fortes fez com que roubasse coisas a outras pessoas para poder comprar mais drogas. Aos 17 anos tive uma overdose e acordei no hospital. A experiência de quase morte fez com que abrisse os olhos e com muita força de vontade, hoje, aos 20 anos estou livre das drogas. Digam não às drogas!

31 De Março de 2008
Por:
Anónimo


Tenho 25 anos e sou ex-aluno de uma escola de Câmara de Lobos. Aos 18 anos entrei no mundo das drogas e do crime. Tive 9 passagens policiais e aos 20 anos fui preso por tráfico de drogas. Acabei me perdendo nesse mundo e perdi tudo: casa, família, filhos e esposa. Comecei a beber com 15 anos de idade, e como todos os adolescente nesta idade deixei me levar pelas “novidades” que o mundo nos oferece. A bebida e o cigarro escravizaram a minha vida. A bebida também me tirou a saúde e diversas oportunidades que tive, as quais deixei escapar por entre os dedos. Fui atropelado inúmeras vezes bêbado, perdi os dentes, óptimos empregos, a confiança e o respeito da minha família. Houve um dia no qual eu estava no meu quarto, olhei para cima e disse: Meu DEUS do céu, ajuda-me, porque eu não aguento mais! Um dia, uma amiga minha, que considero como uma irmã, cujo nome é Cátia, chegou e perguntou-me seu eu gostaria de me internar, e eu respondi sim sem pensar duas vezes! Perdi 10 anos de vida mas agora tenho o resto da minha vida pela frente e estou livre das drogas e do álcool para poder desfrutá-la. Só tenho a agradecer à minha amiga e a DEUS por todo o apoio e pela força que me deram.

05 De Abril de 2008
Por:
Anónimo

sexta-feira, 4 de abril de 2008

Já foi influênciado a consumir algum tipo de droga?

Na sequência do inquérito aberto dia 22 de Fevereiro do corrente ano, a pergunta "Já foi influênciado a consumir algum tipo de droga?" obteve 52 respostas. Mais uma vez, alunos de diferentes escolas da região da Madeira acederam ao blog e contribuiram para os seguintes resultados:

Responderam :

Sim e consumi : 23%
Sim mas não consumi : 23%
Não mas consumi : 15%
Não e nunca consumi : 38%

Obrigado mais uma vez a todos os que votaram. Estejam atentos às próximas votações.
Diz NÃO às drogas.

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2008

Crack

O efeito do crack chega rápido ao cérebro podendo levar entre 5 e 10 segundos para iniciar e a sua duração é curta, em média de 5 a 10 minutos. Essa característica faz com que os usuários repitam o uso muitas vezes, levando-o à dependência severa em muito pouco tempo, geralmente com menos de 10 pedras o indivíduo já pode ser considerado um dependente.

Efeitos :

  • Aceleração dos batimentos cardíacos, aumento da pressão arterial, dilatação das pupilas, suor intenso, tremores, excitação, maior aptidão física e mental, euforia, sensação de poder e aumento da auto-estima.

Efeitos Perigosos :

  • Passados 15 minutos surge a necessidade de inalar o fumo de outra pedra (não cumprindo este processo surge o desgaste físico, frustração e depressão profunda)

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2008

Resultados da votação

De acordo com a votação aberta dia 8 de janeiro de 2008 na qual a pergunta foi : "Já teve contacto com algum tipo de droga?" onde 87 pessoas, a maioria alunos das diferentes escolas da região da Madeira registaram os seguintes resultados:

Responderam que sim 68%
Responderam que não 32%

Obrigado a quem votou e estejam atentos às próximas votações.
Não te esqueças, diz NÃO às drogas!

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Ecstasy

Quando ingerido oralmente o efeitos podem durar até 6 horas demorando apenas 30-60 minutos a fazerem efeito.


Efeitos:

· Estado de despreocupação e bem-estar, euforia, capacita o consumidor de participar num evento festivo sem descanso e alucinações.

Efeitos perigosos:

. Náuseas, vómitos, coçeiras, câimbras, contracções musculares, espasmo do maxilar, fadiga, depressão, dor de cabeça, visão turva, manchas roxas na pele, movimentos descoordenados dos membros, perda do apetite ou apetite exagerado, insónia prolongada, crises que elevam a pressão sanguínea causando uma febre que pode elevar até 43º C, a febre alta leva a uma grande perda de líquidos e consequente desidratação que pode causar a morte. Associado ao uso abusivo de bebidas alcoólicas pode provocar um enfarte ou uma paragem respiratória

Ecstasy pode levar à morte dos neurónios

Cientistas do Porto provaram que o consumo de ecstasy causa danos nos neurónios que podem levar à morte das células cerebrais e que este efeito é travado com um medicamento usado no
tratamento da doença de Parkinson.

Num artigo publicado no Journal of Neuroscience, a equipa de investigadores escreve que o consumo de ecstasy danifica alguns organelos dos neurónios, as mitocondrias, as estruturas onde os nutrientes são convertidos na energia usada pelas células. Estes danos diminuem a produção de energia na célula, causando uma espécie de curto-circuito nos neurónios afectados, um desgaste que pode levar à morte das células cerebrais.