sexta-feira, 11 de abril de 2008

Cocaina

A Cocaína é uma droga alcalóide estimulante com alto poder de causar dependência. É extraída da folha da coca. O seu consumo crónico leva a grande aceleração do envelhecimento e profundos danos cerebrais irreversíveis, entre outros problemas de saúde. A cocaína fica com o aspecto de um pó branco e cristalino. A cocaína pode causar malformações e atrofia do cérebro e malformações dos membros na criança se usada durante a gravidez. Ela pode ser detectada nos cabelos durante muito tempo após consumo, e o seu uso pela mãe é comprovado desta forma em bebés.


Efeitos:
· Quando injectada é mais perigosa devido às infecções, produz maior prazer e efeitos mais pronunciados também provocando alucinações. Inalado mais insidioso, pode levar morte por degeneração das células epiteliais ou outros tipos de degeneração de tecido da mucosa e septo nasais. É metabolizada no fígado, e conjuga-se com etanol sendo ainda mais tóxica conjugada com bebidas alcoólicas.


Efeitos perigosos:
· Arritmias cardíacas: complicação possivelmente fatal, trombose coronária com enfarte do miocárdio (provoca 25% dos enfartes totais em jovens de 18-45 anos), trombose cerebral com AVC, outras hemorragias cerebrais devidas à vasoconstrição simpática, necrose (morte celular) renal, insuficiência cardíaca, hipotermia com coagulação disseminada potencialmete fatal.

Sem comentários: